Higienização de Dutos de Ar Condicionado

A Fahrasol utiliza as mais avançadas tecnologias para operação de eliminação de toda e qualquer partícula do interior de tubulações e com isso a eliminação de fungos e bactérias provenientes desta fonte, tornando assim a passagem interna destes dutos higienizada e confiável para saúde humana.

Nosso sistema de Higienização ou Limpeza de dutos pode ser realizado em qualquer período ou dia, evitando interrupção do horário de trabalho do cliente e a remoção do sistema de dutos e seus revestimentos.

Atendemos a hospitais, clinicas, industrias farmacêuticas, industrias e edifícios comerciais.

Processo de higienização de dutos e tubulação de ar
  • No início de nosso trabalho, desenvolvemos um planejamento, onde verificamos as condições do ambiente de trabalho, horários de acesso, pontos de água e energia, local para guarda de equipamentos e produtos, segurança e qualquer outro aspecto que mereça uma atenção especial para a realização dos serviços.

  • Em seguida, no duto a ser limpo inicia-se o processo de higienização por escovação mecânica pela tubulação com isso gerando menor necessidade de abertura de janelas em dutos (são utilizadas mão-de-obra qualificada e treinada especialmente para este tipo de serviço).

  • Inicia o processo de higienização por escovação mecânica pela tubulação com isso gerando menor necessidade de abertura de janelas em dutos (são utilizadas mão-de-obra qualificada e treinada especialmente para este tipo de serviço). Na outra ponto do duto é instalado um sistema de aspiração industrial de alta potência, com filtros HEPA, para sucção da sujeira removida, adaptada a um sistema de coleta e que acondiciona os poluentes.

  • O processo de limpeza e higienização será também executado na casa de maquinas. Na conclusão dos serviços será elaborado um relatório conclusivo constando as situações antes e após a limpeza e fornecido um certificado de conclusão juntamente com um DVD das imagens captadas no interior dos dutos.

  • O serviço de higienização é complementado com trabalhos de testes laboratoriais para exame das condições do ar no meio ambiente em que está sendo realizado o serviço.

Analise da Qualidade do Ar

A Fahrasol com seu corpo técnico, englobando áreas de engenharia, mecânica, química, segurança do trabalho e da área de microbiologia, atua no monitoramento da qualidade do ar de interior em todo território nacional.

Apresentando aos seus clientes, Relatórios de ensaios microbiológicos, físicos e químicos, como também Relatórios técnicos através de vistoria in loco das instalações, sendo eles registrados por fotos e filmagem e por laudos laboratoriais emitidos por entidade independente com devidos registros junto à ANVISA/MS bem como certificação acreditada pelo INMETRO.

Estes relatórios servem como um diagnóstico da situação encontrada em relação ao ar interior das instalações bem como da presença e proliferação da bactéria legionella no ambiente analisado.

Através destes, indicamos os protocolos de segurança e devidos procedimentos de manutenção a serem realizados especificamente, caso a caso para nossos clientes.

Para a validação do serviço de higienização e de sua necessidade de execução, a Farahsol segue a determinação de Norma técnica ABNT NBR 15848 – Sistemas de ar condicionado e ventilação – Procedimentos e requisitos relativos às atividades de construção, reformas, operação e manutenção das instalações que afetam a qualidade do ar interior (QAI) primeira edição 11.06.2010.

O serviço de higienização mecânica robotizada de sistemas de climatização é realizado por nossa empresa através de um corpo técnico próprio com supervisão de Engenheiros Mecânico, Químico e Segurança do Trabalho de acordo com a Norma Brasileira ABNT NBR 14679 – Sistemas de condicionamento de ar e ventilação – Execução de serviços de higienização, segunda edição 06.06.2012.

Limpeza de coifas, exaustores e dutos de gordura

As coifas e os dutos de exaustão em cozinhas hospitalares e industriais devem receber uma limpeza periódica a fim de se evitar o acúmulo de gordura em seu interior.

Na cozinha podemos encontrar inúmeros tipos de sujeiras: óleos, restos de comida, gorduras incrustadas e ressecadas como também uma série de outros itens que podem facilmente ser contaminados e acabar causando doenças nas pessoas, além de serem de difícil remoção para profissionais não devidamente treinados e sem ferramentas e produtos corretos para cada limpeza e solução.

O acúmulo de gordura pode causar vários transtornos que vão desde a contaminação de alimentos a explosões. Coifas com excesso de gordura podem gotejar a gordura de volta para a área de cocção contaminando alimentos. Outro risco oferecido pela má manutenção das coifas é o acúmulo de gordura e gases em seu interior podendo causar explosões e incêndios.

A cozinha é o local onde se manipula os alimentos, por isso é sempre importante que sua limpeza esteja impecável. Afinal, se isso não for feito da maneira correta, pode resultar em uma série de bactérias nocivas para a saúde. Muitas vezes podemos achar que está tudo limpo, mas o maior perigo não conseguimos ver a olho nu. Além disso, quanto maior a cozinha, com grande quantidade de alimentos sendo manuseados, e várias pessoas trabalhando, maior será o risco de infecções, quedas por pisos com óleos etc.

A Farahsol conta com equipe treinada para desenvolver essa limpeza de coifas, que acumulam uma grande quantidade de gordura. Optar pela limpeza com mão de obra especializada significa restaurar os padrões de higiene.

É recomendado que a limpeza das coifas e dutos sejam feitas a cada 3 meses.

A técnica aplicada para Limpeza de Cozinhas Industriais facilita a manutenção da limpeza do ambiente no dia-a-dia. Os produtos utilizados são ecologicamente corretos, e oferecem um ótimo resultado final. Também são certificados, atóxicos e não corrosivos, preservando a cozinha, que é seu patrimônio, e eliminando o risco de problemas de saúde, tanto para quem os manipula, como para os trabalhadores do ambiente e os consumidores dos alimentos.

Na limpeza da coifa e nos dutos de exaustão, o cliente acompanha todo o processo através de um relatório fotográfico, que registra a evolução dos serviços executados e as condições antes e após a limpeza dos equipamentos.