PMOC - Plano de Manutenção, Operação e Controle

Exigido na Portaria n ° 3.523, de 28 de agosto de 1998. Nele é estipulado quanto as verificações e correções técnicas deverão ser executadas em cada ponto do sistema de refrigeração. É especificado também, qual o número de ocupantes de cada ambiente refrigerado, a carga térmica do equipamento e o tipo de atividade desenvolvida no local. Garantindo assim boa qualidade no ar do ambiente, não oferecendo risco a saúde dos ocupantes.

PMOC é obrigatório para todas as empresas cujo sistema de climatização possuir capacidade de 5TR (60.000 BTUs). Mesmo que esta capacidade seja atingida pela soma de pequenos sistemas dentro de um mesmo ambiente.

Riscos da NÃO implementação do PMOC

  1. Risco de desencadear uma micro epidemia de doenças oriundas da má qualidade do ar (síndrome do edifício doente). 20% dos usuários de um mesmo ambiente, apresentando algum tipo de problema relacionado a contaminação do ar, já caracteriza uma micro epidemia.
  2. Ser multado por não cumprimento da Portaria 3.523 e RE n° 9. A multa pode chegar a R$ 20.000,00.
  3. Responder a processo judicial de reparação de danos por promover disseminação ou agravamento de doenças respiratórias pré-existentes em ocupantes do ambiente climatizado. Estes processos normalmente são promovidos por ex ocupantes ou ex-funcionários do ambiente.

Vantagens da implementação ou criação do PMOC

  1. Redução do custo com manutenção e operação do sistema de ar condicionado bem como aumento da vida útil dos equipamentos;
  2. Economia no consumo de energia;
  3. Aumento do conforto térmico;
  4. Certeza de um ar puro, livre de contaminação;
  5. Bem-estar, conforto, produtividade e absenteísmo ao trabalho;
  6. Qualidade de vida.

Procedimentos de Implantação do PMOC

Fase 1 - Avaliação do Local

Levantamento das condições dos equipamentos, dimensionamento ideal dos ambientes, e caso seja necessário será elaborado orçamento para reparo afim de deixar todos os equipamentos em perfeito funcionamento para dar início ao PMOC.

Fase 2 - Fornecimento da proposta

Após a avaliação do local será fornecida a proposta tanto para reparo e execução do PMOC, forneceremos também todos os procedimentos e diretrizes, cronogramas de execução de serviços, modelos de relatórios e formulários utilizados.

Fase 3 - Execução do PMOC

Será executado conforme a necessidade de cada cliente, através de visitas mensais ou equipe residente no local, seguindo um rigoroso controle de Qualidade fornecido em um PMOC (Plano de Manutenção Operacional e Controle), onde cumprimos todas as normas de ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Todas as tarefas realizadas serão documentadas e passadas para o contratante.